Chart of the Week
Tarifas de Donald Trump abalam os mercados mundiais
Relacionados
Chart of the Week
"A pandemia relembrou-nos que os tail ri...
Chart of the Week
A dívida pública portuguesa
Chart of the Week
"Espera-se que 2022 seja um ano extremam...
Chart of the Week
Inflação atinge novo máximo
No gráfico desta semana vamos analisar o impacto imediato das tarifas impostas por Donald Trump a 2 de Abril de 2025.
A reintrodução de tarifas comerciais agressivas por parte do Presidente Norte Americano, Donald Trump, está a abalar profundamente os mercados globais. O gráfico mostra o desempenho dos principais índices bolsistas nos últimos 12 meses e é possível verificar uma reação negativa às novas medidas apresentadas.
Desde quinta-feira, dia 3 de Abril, que foi possível verificar uma queda sincronizada dos principais mercados:
- S&P500: caiu mais de 10%, com grande destaque para as tecnológicas onde há uma grande incerteza quanto às cadeias de abastecimento globais;
- HSCEI: apesar de ter vindo a subir, mesmo após toda a incerteza causada antes do anúncio de Donald Trump, o índice caiu mais de 14%, refletindo o receio de novas retaliações e uma desaceleração do comércio regional;
- Euro Stoxx 50: estava com um desempenho relativamente estável até à data do anúncio das tarifas, desde esse dia já caiu mais de 12%, uma vez que a União Europeia pondera medidas de retaliação;
- Nikkei 225: caiu mais de 12% após o anúncio das tarifas recíprocas de 24% sobre os bens importados do Japão. O Primeiro Ministro do Japão, Shigeru Ishiba, já ordenou ao Ministro das Finanças que retaliasse.
No final da semana, o Presidente anúncio uma suspensão de 90 às tarifas de todos os países menos à China, esta decisão fez com que os mercados reagissem de forma positiva, mas ainda insuficiente para voltar ao normal.
Toda esta instabilidade e incerteza trás aos mercados muita volatilidade uma vez que é impossível perceber o que vai acontecer ao comércio mundial e cadeias de abastecimento das empresas.
Mas qual é o objetivo de Donald Trump?
O Presidente Norte Americano acredita que ao implementar estas tarifas, os preços de todos os bens provenientes dos países afetados irão aumentar, tornando-os menos atrativos. Adicionalmente, acredita no efeito substituição e irá conseguir “industrializar” os EUA novamente, obrigando assim as empresas a procurarem fornecedores locais para baixar custos. Donald Trump está convicto de que estas medidas vão ajudar os EUA a crescer e fortalecer a sua economia.
Os investidores, por outro lado, não mostram confiança nas medidas de Donald Trump, acreditam que vão ter efeitos negativos nas cadeias de valor globais, aumento de custos para as empresas e risco de desaceleração económica.
O que devemos esperar?
- A volatilidade dos mercados deverá continuar alta durante as próximas semanas;
- Empresas altamente expostas ao comércio internacional e à China sobre pressão;
- Atraso de decisões de investimento, impactando resultados empresariais e influenciando as políticas monetárias;
Reversão do processo de globalização iniciado à décadas.

Fonte: Bloomberg
Autor: Direção de Wealth Management (DWM)
Abertura de conta 100% digital
com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares
Sempre ligado ao Banco
sem o Banco desligar de si.
Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco.
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.
Como podemos ajudar?
* O custo das comunicações depende do tarifário acordado com o seu operador de telecomunicações