Chart of the Week
02 de Fevereiro, 2026

Quando o dólar perde tração

Esta semana apresentamos um gráfico que traduz o comportamento do Índice Bloomberg Dollar Spot (BBDXY). Este índice capta o desempenho do dólar norte-americano face a um cabaz de dez das principais moedas globais. Recentemente o índice atingiu níveis mínimos não observados desde 2022.
 
Este movimento reflete, em grande parte, fatores como a trajetória do défice fiscal e da dívida pública, tensões entre EUA e aliados, assim como as preocupações em torno da independência da Reserva Federal norte americana. A desvalorização do dólar também coincide com outras pressões que vão desde a imposição de tarifas até uma possível paralisação do governo. Adicionalmente, tem-se observado uma tendência de longo prazo que também tem vindo a pressionar a moeda, com a migração de USD para outras moedas e metais como o ouro.
 
Para os investidores institucionais, este contexto sugere a necessidade de reavaliar exposições cambiais, bem como o impacto de um dólar mais fraco nas estratégias de alocação global, nomeadamente em ativos denominados em moedas não USD ou mercados emergentes.

Ac1e06d5 8482 4f14 A3c8 1cf321360c96

Fonte: Bloomberg

Autor: Direção de Wealth Management (DWM)

Abertura de conta 100% digital
com total segurança.

*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?