Chart of the Week
Bitcoin vs. FED Rates
Relacionados
Chart of the Week
"A pandemia relembrou-nos que os tail ri...
Chart of the Week
A dívida pública portuguesa
Chart of the Week
"Espera-se que 2022 seja um ano extremam...
Chart of the Week
Inflação atinge novo máximo
No gráfico desta semana analisamos como é que as decisões do Federal Reserve impactam o preço da Bitcoin, tanto a curto-prazo como sob um olhar macroeconómico.
A Bitcoin registou uma forte subida desde segunda-feira, dia 23 de Junho, apresentando uma valorização de cerca de 8%, estando agora perto dos USD 108K.
Como é que as decisões do FED impactam na performance das moedas digitais?
- Ambiente de taxas elevadas: Quando o FED aumenta as taxas, os investidores tendem a deslocar o seu capital de ativos sem rendimento, como a Bitcoin, para ativos de rendimento fixo, especialmente títulos do tesouro com juros mais altos. Adicionalmente, taxas mais altas restringem o crédito, reduzindo a propensão para o risco dos investidores e o dinheiro disponível para ativos mais voláteis como a Bitcoin.
- Taxas Estáveis: Quando o FED decide manter as taxas de juro estáveis, mas com um discurso cauteloso chamamos uma “Hawkins Pause”. Isto mostra que os riscos de inflação ainda são elevados e que futuros aumentos não estão postos de parte. Isto também reduz a procura por ativos de risco e que não pagam rendimentos.
- Expectativa de cortes futuros: Estas expectativas de cortes, mesmo quando são adiadas, atraem capital para ativos de risco, como, uma vez que a disponibilidade de crédito aumenta e o custo de oportunidade diminui.
Assim, podemos concluir que o preço da Bitcoin, pelo menos no curto prazo, está intimamente ligado aos comentários e pistas dos membros do FED sobre o futuro da política monetária.


Fonte: Bloomberg
Autor: Direção de Wealth Management (DWM)
Abertura de conta 100% digital
com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares
Sempre ligado ao Banco
sem o Banco desligar de si.
Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco.
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.
Como podemos ajudar?
* O custo das comunicações depende do tarifário acordado com o seu operador de telecomunicações