Chart of the Week
O Índice do Medo VS. Donald Trump
Relacionados
Chart of the Week
"A pandemia relembrou-nos que os tail ri...
Chart of the Week
A dívida pública portuguesa
Chart of the Week
"Espera-se que 2022 seja um ano extremam...
Chart of the Week
Inflação atinge novo máximo
No gráfico desta semana analisamos o comportamento do índice VIX durante as grandes crises económicas mundiais e nestes últimos meses desde que Donald Trump tomou posse como presidente dos EUA.
O índice do VIX, também conhecido como o “índice do medo”, mede a volatilidade implícita das opções do S&P500 para os próximos 30 dias. No dia 8 de abril de 2025 atingiu 52.33, máximo desde a pandemia do COVID-19. Entretanto, apesar de se manter em níveis elevados, este tem estabilizado em níveis próximos dos 32. Isto significa que apesar de ainda persistir incerteza à volta das tarifas Norte Americanas, os investidores acreditam cada vez menos na possibilidade de uma recessão.
A performance do VIX, como é sabido, tende a disparar em períodos de grande incerteza, refletindo o medo dos investidores e a incerteza nos mercados. Abaixo detalhamos o seu desempenho nas grandes crises económicas de 2008 e 2020.
- Em 2008, o colapso da Lehman Brothers, juntamente com a crise do subprime levaram a uma perda de confiança no sistema financeiro global, levando o VIX a atingir níveis históricos. Os investidores procuraram proteção nas opções, o que elevando a volatilidade implícita, e consequentemente, o VIX chegou aos 80.86 pontos.
- Em março de 2020 o mundo parou, a rápida disseminação do vírus e as medidas de confinamento rígidas causaram uma queda abrupta dos mercados. A incerteza sobre a doença e os impactos que teria na economia mundial levou a uma procura excessiva por opções protetoras, levando uma vez mais o VIX a níveis altíssimos, 82.69.
Hoje temos o VIX novamente com valores altos, isto porque as tarifas impostas por Donald Trump têm causado tensões comerciais, principalmente entre os EUA e a China.
Embora o VIX esteja muito abaixo dos seus picos históricos, o nível elevado indica que o mercado continua em alerta e sensível aos próximos desenvolvimentos económicos e geopolíticos.

Fonte: Bloomberg
Autor: Direção de Wealth Management (DWM)

Fonte: Bloomberg
Autor: Direção de Wealth Management (DWM)
Abertura de conta 100% digital
com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares
Sempre ligado ao Banco
sem o Banco desligar de si.
Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco.
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.
Como podemos ajudar?
* O custo das comunicações depende do tarifário acordado com o seu operador de telecomunicações