Investimento
11 de Junho, 2024

Chart of the week - Relação entre o preço do petróleo e a inflação

Esta semana apresentamos um gráfico que demonstra a relação entre o preço do petróleo e a inflação. Como podemos verificar, há uma elevada correlação entre as duas variáveis, destacando-se o movimento de causa efeito. Quando o preço do petróleo aumenta, os custos de produção também aumentam, dado que o custo da energia e do transporte também aumentam, sendo esses custos adicionais repassados para os consumidores finais.

O aumento no custo do petróleo desencadeia um efeito cascata, resultando no aumento dos preços de diversos bens e serviços, o que, por sua vez, contribui para o aumento da inflação.

Embora o preço do petróleo tenha subido relativamente pouco em 2024 em comparação com o final de 2023, isso ainda pode ter implicações na inflação.

A alta do petróleo não favorece a tão desejada redução da inflação. Portanto, é crucial que os restantes fatores favoreçam o alívio de preços de forma a que os Bancos Centrais possam reduzir as taxas de juros.

Cotw 11 06 24

Fonte: Bloomberg / DWM

Autor: Direção de Wealth Management (DWM)

Abertura de conta
em apenas 3 passos

Abertura de conta 100% digital com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?