Investimento
18 de Março, 2024

Chart of the week - Pessimismo das pequenas empresas

O índice de Otimismo das Pequenas Empresas da NFIB (NFIB Small Business Optimism Index) recuou em fevereiro para os 89,4 pontos, o valor mais baixo desde maio de 2023. Esta leitura marca também o 26º mês consecutivo em que este indicador permanece abaixo da sua média dos últimos 50 anos (98,0 pontos). 

De acordo com NFIB, as pequenas empresas referiram as pressões inflacionárias como a sua maior preocupação. Apesar da recente desaceleração das pressões inflacionárias, os preços permanecem altos, situação esta agravada pelo ambiente de taxas de juro elevadas.

Por sua vez, os custos laborais parecem estar a diminuírem. A percentagem de empresas que esperam aumentar a compensação dos seus trabalhadores diminuiu em fevereiro e as intenções de novas contratações recuaram para o valor mais baixo desde maio de 2020.

O índice de Otimismo das Pequenas Empresas da NFIB tem nos últimos anos sido um dos indicadores mais fiáveis na sinalização de futuras recessões ou desacelerações económicas. Embora persista um sentimento negativo neste segmento da economia norte-americana, a atual política fiscal expansionista deverá continuar a mitigar o impacto do aperto monetário da Reserva Federal, o que favorece o cenário de “soft landing”. 

Cotw 18 03 24
Fonte: Bloomberg /DWM

Autor: Direção de Wealth Management (DWM)

Abertura de conta
em apenas 3 passos

Abertura de conta 100% digital com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?