Investimento
11 de Dezembro, 2023

Chart of the week - O futuro dos media

Esta semana apresentamos um gráfico sobre as fontes de informação dos americanos no corrente ano. De imediato retiramos algumas conclusões. Os americanos usam as redes sociais como a principal fonte de informação e consideram que a leitura do título da notícia é suficiente para se sentirem informados. 

Esta nova forma de a população se informar trás novos desafios aos media tradicionais. Por um lado, necessitam de se adaptarem aos meios digitais, por outro lado, veem as suas potenciais receitas serem canalizadas para outros concorrentes, o que a prazo poderá colocar em risco a sobrevivência do setor. 

Outro dos riscos desta nova tendência prende-se com a veracidade das notícias veiculadas nestas plataformas. As notícias não são trabalhadas, não há verificação das fontes e não se cruzam fontes de informação. Apenas se partilha informação. Adicionalmente, o número de perfis falsos nestas plataformas tem vindo a crescer exponencialmente, facilitando a partilha de informação. Hoje temos evidências destes fenómenos e das suas consequências. As eleições americanas em 2016 e a guerra na Ucrânia são dois exemplos.

Em suma, um dos pilares das democracias, que as ajuda a consolidar, vê-se fortemente ameaçado neste contexto global e digital, onde o tempo dedicado a informar-se sobre cada matéria é cada vez menor.  

Cotw 11 12 23
Fonte: Pew Research Center´s Journalism Project / DWM

Autor: Direção de Wealth Management (DWM)

Abertura de conta
em apenas 3 passos

Abertura de conta 100% digital com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?