Investimento
20 de Novembro, 2023

Chart of the week - BCE está a ganhar a luta à inflação

Esta semana apresentamos um gráfico onde fica patente que o BCE provavelmente não terá necessidade de continuar a subir a taxa de juro de referência. De acordo com os últimos dados, fica claro que a inflação está numa trajetória descendente de forma continuada. Contudo, há ainda vários fatores que poderão alterar este contexto, nomeadamente pelos efeitos provocados por duas guerras às portas da Europa. 

A possibilidade de o BCE baixar a taxa de referência no início do próximo ano parece-nos um cenário difícil de se concretizar. Após as críticas, justas, efetuadas aos bancos centrais, por estes reagirem tardiamente ao combate à inflação, pois presumiram durante um longo período de tempo que a inflação era passageira, desta vez podemos pecar por excesso de zelo. Isto é, os bancos centrais irão esperar, talvez demasiado tempo, que a inflação esteja controlada e não haja riscos de nova vaga inflacionista.

Cotw 20 11 23
Fonte: Columbia Threadneedle

Autor: Departamento de Gestão de Ativos (DGA)

Abertura de conta
em apenas 3 passos

Abertura de conta 100% digital com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?