Investimento
06 de Novembro, 2023

Chart of the week - Inflação na Zona Euro começa a dar tréguas

Após mais de dois anos com taxas de inflação acima dos 2% na Zona Euro, e um pico de 10,6% atingido há exatamente um ano atrás, hoje a Zona Euro regista uma taxa de inflação de 2,9%, segundo os dados mais recentes publicados na semana passada. 
 
Este resultado é sem dúvida muito positivo para a economia europeia, uma vez que demonstra que a política monetária restritiva do BCE tem produzido efeitos no controlo da inflação e, ao mesmo tempo, aumenta a esperança de que estamos perto do fim deste ciclo de subida de taxas de juro. 

No que toca à política do BCE, a mesma já se alterou, uma vez que no passado dia 26 de outubro foi decidido, por unanimidade, não alterar as taxas de juro de referência, suspendendo assim o ciclo de 10 subidas consecutivas. Ainda que paire no ar uma nova subida de 25 pontos base.

Os dados económicos mais recentes suportam a decisão do BCE. A economia europeia enfraqueceu e Berlim prevê contração do PIB alemão em 0,3% este ano e uma recuperação de 1,3% em 2024, previsões abaixo das estimativas anteriores. O PIB português caiu 0,2% no terceiro trimestre de 2023 e a inflação em Portugal ficou-se pelos 2,1% em outubro. 

Cotw 03 11 23
Fonte: Bloomberg

Autor: Departamento de Gestão de Ativos (DGA)

Abertura de conta
em apenas 3 passos

Abertura de conta 100% digital com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?