Investimento
30 de Outubro, 2023

Chart of the week - Volatilidade implícita no mercado de Treasuries

O índice ICE BofA MOVE (“Merrill Option Volatility Estimate Index”) é um indicador que permite aferir a volatilidade implícita do mercado de dívida soberana norte-americana.

O índice MOVE desde 2022 encontra-se em níveis historicamente elevados, coincidindo com o ciclo de subida de taxas de juro por parte da Reserva Federal norte-americana. Após o pico atingido em marco deste ano, a volatilidade foi sistematicamente reduzindo. Contudo, nos últimos 3 meses o índice inverteu a trajetória de queda, aproximando-se dos valores de maio.

O aumento da volatilidade implícita no mercado de dívida soberana norte-americana tem sido impulsionado pela incerteza sobre o rumo da inflação e respetivo impacto na política monetária da Reserva Federal (“higher-for-longer”). Por outro lado, temos assistido a um desencontro entre a oferta e procura por dívida, isto é, algumas emissões de dívida não são totalmente subscritas pelo mercado, nomeadamente no segmento high yield. 

A volatilidade no mercado obrigacionista deverá permanecer elevada até que se observe uma clarificação da trajetória da inflação, permitindo assim estabilizar as expectativas dos investidores em relação à política monetária da Reserva Federal.

Cotw 30 10 23

Fonte: Bloomberg

Autor: Departamento de Gestão de Ativos (DGA)

Abertura de conta
em apenas 3 passos

Abertura de conta 100% digital com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?