Investimento
23 de Outubro, 2023

Chart of the week - Alemanha - o motor económico da Europa

Nas últimas décadas a Alemanha assumiu-se como a principal economia europeia.  O seu desempenho económico deve-se essencialmente ao dinamismo do seu setor industrial e à inovação tecnológica. O país tornou-se o maior exportador europeu e ao mesmo tempo tem vindo a apresentar significativos saldos positivos da balança comercial. Isto não quer dizer que a Alemanha não seja um país importador. Aliás, é precisamente pelo peso que representa na procura externa dos restantes países europeus que o atual abrandamento económico (recessão técnica) da sua economia levanta muitas preocupações.

A guerra na Ucrânia e o consequente aumento dos custos da energia, bem como o aumento das taxas de juro são os principais fatores que têm conduzido a economia Alemã à recessão técnica. Contudo, quando olhamos para o gráfico desta semana, constatamos que o desemprego na Alemanha encontra-se muito baixo, próximos de níveis mínimos históricos. Assim, para o bem comum europeu, esperamos que o motor económico da Europa apenas tenha arrefecido e não se encontre gripado.

Cotw 23 10 23
Fonte: Comissão Europeia

Autor: Departamento de Gestão de Ativos (DGA)

Abertura de conta
em apenas 3 passos

Abertura de conta 100% digital com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?