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Segurança


O Banco Português de Gestão apresenta-lhe de seguida um conjunto de informações, recomendações e boas práticas que deverão ser consultadas e seguidas de modo a minimizar o risco de navegação na internet e de acesso não autorizado às suas contas bancárias.

Proteja o seu computador

Regularmente vão sendo descobertas vulnerabilidades de segurança no software dos computadores e as empresas de software vão disponibilizando correções e atualizações de segurança. Estas vulnerabilidades ou falhas de segurança poderão ser aproveitadas por vírus, programas maliciosos ou hackers que pretendem aceder ao seu computador. Para evitar estes problemas, deverá atualizar com regularidade o Sistema Operativo do seu computador e o seu navegador (browser) de acesso à internet.

É recomendável que tenha um software antivírus instalado e atualizado assim como um software de antispyware de modo a proteger o seu computador contra vírus e outros programas maliciosos.

Utilize sempre uma firewall para proteger o seu computador. A firewall impede o acesso remoto não autorizado ao seu computador e previne os ataques externos. Os sistemas operativos costumam possuir uma firewall própria que deverá ser ativada, mas poderá também instalar uma firewall de uma empresa de segurança credível.

Para ajudar a proteger o seu computador, poderá consultar o centro de segurança da Microsoft em http://www.microsoft.com/pt-pt/security/default.aspx

Proteja-se contra o "phishing"

phishing é uma forma de fraude eletrónica, caracterizada pela tentativa de se obter diversos dados pessoais, como por exemplo dados bancários, códigos de acesso, números de cartões de crédito, ou outros dados, através de mensagens eletrónicas como por exemplo o correio eletrónico (email), mensagens sms, etc.

As tentativas de phishing ocorrem na maior parte das vezes através do envio de mensagens de email. Tipicamente um email de phishing contém um texto (muitas vezes mal redigido) onde é solicitada a atualização de dados, a confirmação e/ou alteração de códigos de acesso ou de informação bancária. Na maior parte das vezes este email vem acompanhado de um link. Este link redireciona para uma página falsa que se parece em tudo idêntica à página bancária verdadeira, podendo incluir imagens e logo da instituição, ou pode ainda tentar instalar um software malicioso. Frequentemente o email avisa o utilizador que deverá agir rapidamente sob pena de ter o seu acesso às contas inibido ou restringido.

Não abra mensagens de correio eletrónico de origem desconhecida ou duvidosa. Nunca responda a qualquer email que lhe solicite o preenchimento de informação pessoal, bancária ou confidencial, mesmo que seja proveniente de uma fonte que lhe pareça credível. Nunca clique num link de uma mensagem de correio eletrónico que supostamente o levará para a página do BPG.

Nunca deverá facultar a terceiros quaisquer dados bancários, dados pessoais, códigos de acesso ou qualquer outro tipo de informação que permita o acesso às suas contas do BPG. O Banco Português de Gestão nunca pede dados bancários ou códigos de acesso ou segurança através de mensagens de email ou outras. Nunca clique num link para aceder à página do BPG. Deverá sempre escrever o endereço completo www.bpg.pt na barra de endereços do seu navegador (browser). Não use qualquer link nos favoritos ou no histórico para aceder à página do BPG.

Cuidado com os ficheiros anexos a mensagens de email, mesmo os que tenham sido enviados por remetentes conhecidos. Ficheiros com a extensão .exe, .scr, .pif, .com, .vbs ou com dupla extensão .jpg.exe, .doc.scr, etc, poderão instalar um vírus no seu computador. Tenha em atenção que, por defeito, o Windows costuma esconder as extensões conhecidas dos ficheiros como por exemplo .doc, .exe, etc. Desative esta opção. Evite a instalação de software desconhecido ou de origem duvidosa no seu computador pessoal. Não aceda às suas contas bancárias através de computadores públicos como por exemplo os computadores de um cibercafé, hotéis, aeroportos, etc, ou através de computadores de terceiros.

Verifique com frequência as suas contas bancárias. Se detetar algum movimento bancário fora do normal, contacte imediatamente o BPG. Suspeite sempre de emails com ofertas de lucro rápido e fácil, especialmente se contiverem links. Nunca abra esses links e nunca faça transferências para destinatários desconhecidos. Não use o telemóvel para acesso à sua conta bancária.

O acesso à sua conta bancária

O acesso à sua conta bancária é feito através do canal BPGNet. Este acesso é apenas possível através de uma autenticação que o cliente bancário deverá fazer introduzindo na caixa de Login apenas dois dados: a sua Identificação (Utilizador) e o seu código PIN (Password).

Por questões de segurança, o código PIN é introduzido através de um teclado virtual. Nunca deverá escolher para código PIN um código idêntico a outro que costuma usar com outros serviços bancários ou serviços da internet.

Sempre que aceder através do BPGNet às suas contas bancárias do BPG, a ligação será realizada de uma forma segura, privada e encriptada e com um endereço que começa por https://. Essa indicação de ligação segura é confirmada pelo aparecimento de uma imagem com um cadeado no canto inferior direito da janela do seu navegador (browser) ou em cima na barra de endereços. Ao clicar sobre o cadeado, poderá verificar que se encontra na página de acesso a particulares (https://particulares.bpg.pt) ou a empresas (https://empresas.bpg.pt).

Os seus códigos são pessoais e intransmissíveis. Nunca divulgue os seus códigos a terceiros. Os códigos devem ser alterados com regularidade, devendo ser memorizados e não escritos. Evite usar códigos fáceis ou incluir informação pessoal nos seus códigos de acesso. Certifique-se que não é observado quando está a introduzir o seu código pessoal. Não use sempre o mesmo código para serviços diferenciados.

Sempre que realizar uma operação bancária, poderá ser necessário introduzir duas coordenadas da sua chave de confirmação assim como um código enviado por SMS. Tenha em atenção o seguinte: O BPG nunca solicita a totalidade das coordenadas da sua chave de confirmação. O BPG nunca solicita a introdução conjunta das coordenadas da sua chave de confirmação e do seu código PIN. Ao sair da sua sessão bancária, clique sempre em “Terminar Sessão” e evite fechar simplesmente o navegador (browser). Por razões de segurança, se ao fim de um tempo que está pré-determinado, a sua sessão não mostrar atividade, ela será terminada automaticamente.

Política de Cookies

Com a finalidade de recolher informação estatística sobre a sua utilização e para aferir as preferências de navegação de quem o visita, este website utiliza cookies, que são ficheiros ou arquivos gerados no computador do próprio visitante.

Os ficheiros não contêm dados de carácter pessoal, nem permitem identificar o utilizador, sendo a sua única finalidade a personalização da navegação em função das preferências aferidas. O utilizador pode impedir a geração dos cookies e a instalação dos mesmos no disco do computador recorrendo para tal às ferramentas disponibilizadas pelo seu browser (navegador).

O cliente não poderá aceder ao serviço BPGnet caso o seu browser não aceite cookies. As cookies de sessão são utilizadas como medida de segurança adicional, ajudando a prevenir acessos não autorizados às contas online. Estas cookies asseguram que uma vez terminada, a sessão do cliente não pode ser reativada sem que um novo processo de autenticação ocorra.