Investimento
19 de Fevereiro, 2024

Chart of the week - Economia de vizinhança

O gráfico desta semana permite-nos perceber que a economia americana, em apenas duas décadas, tornou-se fortemente dependente das importações oriundas da China. Aliás, a China tornou-se o seu principal parceiro comercial. 

Contudo, durante a presidência de Donald Trump, os EUA alteraram a sua posição relativamente à China. Passaram a considerar esta, ainda que não verbalizado, uma superpotência, capaz de ameaçar a hegemonia americana nos diferentes domínios. Posteriormente, já na presidência de Biden, e no rescaldo da pandemia Covid-19, os EUA têm vindo a implementar algumas políticas (Chip and Science Act), as quais privilegiam a produção interna ou o nearshoring.  Deste modo, os EUA reduzem a dependência da China, diversificam as cadeias de produção e diminuem os riscos de transporte. Sai reforçada a economia de vizinhança.

Cotw 19 02 24
Fonte: United States Census Bureau / United States Bureau of Economic Analysis 

Autor: Direção de Wealth Management (DWM)

Abertura de conta
em apenas 3 passos

Abertura de conta 100% digital com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?