Investimento
02 de Janeiro, 2023

Chart of the week - O fim de um ciclo... com yields negativas.

Os bancos centrais na tentativa de controlarem os elevados níveis de inflação têm implementado um conjunto de medidas no âmbito das suas políticas monetárias restritivas. Estas políticas têm conduzido a uma subida generalizada das yields dos títulos de dívida.

Como consequência, o stock de dívida a transacionar com yields negativas encontra-se a desaparecer. Atualmente, este montante é de aproximadamente 246 mil milhões de dólares ($246 billions em denominação americana), um valor bastante inferior aos 18,4 biliões de dólares ($18,4 trillions em denominação americana) observados em dezembro de 2020.

Esta tendência irá persistir enquanto o compromisso dos principais bancos centrais permanecer intocável. Assim, é bastante expectável que o montante de dívida com yields negativas praticamente desapareça em 2023. Com o fim da “era das taxas de juros negativas”, os investidores desta classe de ativos estão a beneficiar de retornos mais atrativos. No entanto, os principais agentes económicos (estados, empresas e famílias) estão sair penalizados devido ao aumento dos custos de financiamento.

Cotw 02 01 23
Fonte: Bloomberg

Autor: Departamento de Gestão de Ativos (DGA)

 

Abertura de conta
em apenas 3 passos

Abertura de conta 100% digital com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?