Investimento
12 de Dezembro, 2022

Chart of the week - BCE: início de um novo ciclo

Em novembro ocorreu o reembolso antecipado dos empréstimos LTRO (Long Term Refinance Operations) por parte dos bancos europeus, no montante de 296 mil milhões de euros, conduzindo a uma redução significativa do balanço do Banco Central Europeu. A redução do balanço dá-se pela libertação de colateral que estas operações de refinanciamento exigem. 

Na próxima reunião do BCE que decorrerá a 15 de dezembro, o Banco Central deverá anunciar novas medidas com vista ao emagrecimento do seu balanço, nomeadamente no que diz respeito à redução da sua carteira de títulos. 

A redução da carteira de títulos por parte do BCE poderá condicionar a evolução do custo de nova dívida dos países periféricos ao longo do ano de 2023. Nos últimos anos o BCE tem assumido um papel relevante na estabilidade do mercado de renda fixa, funcionando mesmo como agente de último recurso para evitar a escalada das yields de alguns países periféricos.

Cotw 12 12 22
Fonte: Bloomberg

Autor: Departamento de Gestão de Ativos (DGA)

Abertura de conta
em apenas 3 passos

Abertura de conta 100% digital com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?