Investimento
05 de Dezembro, 2022

Chart of the week - Sinal de recessão

O spread 10yr-2yr da curva da Zona Euro encontra-se negativo, sensivelmente -0,25%. Aproximando-se dos mínimos recentes. 

Geralmente, este dado é usado pelos investidores como indicador avançado do comportamento económico das economias. Um spread negativo, taxas mais altas no curto prazo em relação ao longo prazo, antecipa uma recessão. 

O curto prazo, a taxa dos dois anos, é altamente influenciada pela política monetária, enquanto que o longo prazo, a taxa dos 10 anos, é a referência do crescimento potencial da ecomomia. A leitura atual indica que as taxas no curto prazo deverão continuar a subir para controlar a inflação. O custo dessas medidas é a revisão em baixa das expectativas económicas.

Parece cada vez mais evidente que os sinais vão apontando para que a zona euro entre em recessão em 2023. 

Imagem1
Fonte: Bloomberg

Autor: Departamento de Gestão de Ativos (DGA)

 

Abertura de conta
em apenas 3 passos

Abertura de conta 100% digital com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?