Hannover Messe PT


Hannover Messe



O BPG SA esteve presente, nos dias 23 e 24 de Abril, na Feira de Hannover 2017 (“Hannover Messe”), a maior feira mundial de indústria, este ano com um enfoque especial na Indústria 4.0.

Com cerca de 6.500 stands de expositores de mais de 100 países numa área superior a 300 mil m2 e 200 mil visitantes esperados, a Hannover Messe 2017 constitui um evento sem paralelo para a promoção de investimentos industriais de empresas alemãs líderes mundiais nos seus setores de atividade, no quadro de parcerias de investimento com empresas de outros países.

Para estas, tais parcerias poderão ser a melhor oportunidade para subirem na sua cadeia de valor, na medida em que poderão aceder, antes dos seus competidores, às melhores tecnologias e às mais importantes inovações industriais disruptivas dos seus setores de atividade.

Na cerimónia de abertura oficial da Feira, a chanceler Angela Merkel sublinhou no seu discurso a importância do aprofundamento do Mercado Europeu Único, através deste tipo de parcerias entre empresas europeias, no quadro das novas oportunidades geradas pelo Brexit e das dificuldades colocadas pelo ressurgimento de tendências proteccionistas nalgumas importantes geografias não comunitárias.

O Banco Português de Gestão fez-se representar na Feira pelo seu CEO, Mário Patinha Antão que integrou a delegação oficial de Portugal, presidida pelo Senhor Secretário de Estado da Indústria João Vasconcelos e composta pelo Senhor Embaixador de Portugal na Alemanha Luis Mira Gomes e pelo Conselheiro Económico Pedro Leão.

Como mostra a foto seguinte, integraram também a comitiva, o CEO do ISQ Pedro Matias, o Diretor Geral da COTEC Jorge Portugal a respetiva Diretora de Projetos, Ana Martins, bem como o Assessor do Secretário de Estado Elísio Oliveira.



A participação de empresas industriais portuguesas na Feira atingiu o número recorde de 55 e foram todas visitadas pela delegação presidida pelo Senhor Secretário de Estado.

De entre estas, alguns dos contactos B2B estabelecidos por parte do BPG poderão originar, assim se espera, operações de crédito enquadradas na nossa estratégia definida para financiamentos industriais 4.0.



Dos grupos empresariais alemães presentes na Feira, a delegação oficial portuguesa visitou três – a KUKA, um líder mundial na robotização, a BOSCH e a SIEMENS.

O encontro com o CEO da KUKA, Senhor Stefan Lamp, revelou-se promissor na medida em que o respetivo modelo de negócio favorece o estabelecimento de parcerias de desenvolvimento de software inovador em novas capacitações dos robots, domínio em que Portugal tem já um número significativo de starts ups com capacidades internacionalmente reconhecidas.



No encontro com a BOSCH, o seu Administrador Stefan Hartung sublinhou a satisfação do Grupo pelos novos investimentos que tem em curso em Portugal, designadamente pela qualidade, empenho e adaptabilidade dos engenheiros portugueses e a sua recetividade a novos incrementos futuros.

No encontro com a SIEMENS, a delegação oficial foi recebida pelo seu CEO em Portugal Pedro Pires de Miranda. O CEO Mundial da SIEMENS teve também a deferência de trocar breves cumprimentos com a delegação oficial portuguesa.

A SIEMENS, presente em Portugal há mais de 110 anos, tomou a iniciativa de convidar uma vintena de empresas portuguesas suas clientes para visitarem a Hannover Messe, como a fotografia seguinte espelha.